Quem sou eu

Apesar de ter “Letícia F.” por todo o blog, meu nome real é Nádia Lapa. Sou jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, bacharela em direito pela PUC-Rio e especializanda em gênero e sexualidade pela UERJ. Também acabei de começar uma pós-graduação em Educação Sexual na Unisal.

Parece muita coisa? Nem é; todos os meus caminhos me levaram justamente a esse momento. Foi preciso eu me frustrar com o direito e me encantar com o jornalismo – apesar dos pesares da profissão, continuo encantada. Depois, comecei esse blog sem nenhuma intenção além de escrever (tenho blogs desde 2001). Ele bombou e eu mergulhei ainda mais no sexo. Quis aprender mais e mais, e fugir dos clichês das revistas de comportamento.

Publiquei um livro em 2012, o Cem Homens em Um Ano, que colocou no papel as histórias aqui do blog, nascido no ano anterior. Tenho mais dois livros em andamento. E, pasmem!, nenhum deles fala sobre sexo.

Nasci em Manaus em 1979 e já estou há quase duas décadas longe de “casa”. Durante grande parte desses anos, fui acompanhada pela coisinha mais adorável do mundo: Eddie Vedder, meu cachorro. (Infelizmente não fui acompanhada pelo Eddie Vedder “real”, mas o que se pode fazer?)

Eddie

 

Com o bombardeio de críticas a este blog e observação atenta aos meios como elas aconteciam, acabei me tornando feminista. Ou, pelo menos, verbalizando isso. Feminista. Durante vários meses escrevi o Feminismo pra quê?, blog hospedado na Carta Capital. Hoje dedico minha vida e meus estudos ao empoderamento da mulher, ao companheirismo entre nós, às mudanças que quero ver no mundo. Ainda faço bem menos do que gostaria, mas acredito estar no caminho certo.

Foi uma revolução e, apesar de ela ter mexido completamente com as estruturas da minha vida, eu nunca me senti tão certa do que estou fazendo. Tenho especial interesse na parte sexual (claro), e academicamente estudo Cultura do Estupro.

Trago isso até no corpo!

tatuagem1

 

Isso não quer dizer que abandonei outros interesses. Amo música, apesar de não entender muito a respeito. Só sei que me faz feliz. Gosto demais de comer bem, de ir a restaurantes bacanas e de cozinhar. Tenho um blog completamente abandonado chamado Capricha no Bacon que, juro, vou começar a escrever. Juro! Sou viciada em seriados, e até criei um blog para falar sobre o papel das mulheres nos programas, o Mulheres em Série.

Aqui no Cem Homens escrevo muitas coisas pessoais. Vou desde textos completamente sem sentido até críticas às vezes ferozes à mídia, passando por muuuuuuita coisa a respeito de depressão. Para evitar a confusão dos temas, criei um NOVO blog, o Feministas em Construção, que ainda está no comecinho. A ideia é escrever lá sob um ponto de vista menos parcial que aqui, indicando leituras, fazendo resenhas e – de novo – fazendo críticas ferozes à mídia. Nós temos um pequeno grupo de mulheres que a partir de maio/2014 irá se encontrar mensalmente para discutirmos feminismo. Legal, né?

Mas além de tudo isso, gosto muito de jornalismo de turismo, porque ajuda as pessoas a sonhar. Fui estagiária da Viagem e Turismo e continuo acompanhando o mercado de perto, porque há poucos prazeres tão incríveis quanto conhecer lugares novos ou rever aqueles antigos que moram no nosso coração.

VT

 

Eu já fui muita coisa. Eu sou muita coisa. E pretendo continuar assim.

Compartilhar

99 ideias sobre “Quem sou eu

  1. Fico feliz que você exista. Posso ficar feliz porque isso significa que eu não estou sozinha.
    Leio seu blog não porque relata cenas de sexo loucas, e sim porque me identifico com as suas palavras, suas opiniões e valores.
    Quem dera o mundo fosse cheio de pessoas assim, cheias de maturidade para ter coragem de admitir o que pensam.

  2. Estou deveras interessado em saber o elo de redundância entre ser escorpiana e gostar muito de sexo.
    Gosto muito de conhecer (adicionalemente também gosto muito de sexo) pessoas assim.
    Enviei-te um e-mail em teu mail pessoal.

  3. Meus parabens. gostei do que lí. antes de mais nada objetiva sem fazer alarde, saber falar sem ser demodê, e sem exageros, saber ser antes de mais nada reporter….. saber falar sem exageros é muito bom, principalmente em um tema que pode criar tanta polemica.

  4. Olá Letícia,
    Estou seguindo seu blog e gostando muito…. vc é uma mulher que seria um sonho conhecer e ser amigo. Quem sabe até não entrar em suas escolhas….
    Continue, não para que vc é um sucesso. Além de me excitar muito quando fica brava com alguns elementos rsrs.. bjãooo
    Leandro R.C. – SP

  5. Leticia te acompanho desde quando era na site da revista nova e adoro seu blog me identifico muito com suas historias, tbm sou uma mulher bem resolvida na minha vida sexual adoro sexo e não tenho vergonha disso!!!!!bjs

  6. Oi Letícia

    Descobri seu blog por acaso. Adoro ler suas histórias. Há quem te ame ou odeie. Me encaixo na primeira categoria. Siga adiante com suas ideias. Este espaço serve, também, de ferramenta para aferir o falso-moralismo (sim, falso-moralismo, conservadorismo é outra coisa) brasileiro. As críticas que você recebe são decorrentes de um país machista, racista e muitos outros istas. A diversidade passou longe daqui. Me extendendo demais. Parabéns pelo blog, tenho somente elogios a fazer.

    • Pelé, Martin Luther King, Picasso, Darcy Ribeiro, Lula, Graciliano Ramos, Garrincha, Drummond, Maria Antonieta, Rui Barbosa, Cecilia Meireles. E não cheguei nem na metade ainda. Nem todos ficamos nas sombras.

  7. Esse é o melhor blog que já li sobre relacionamentos e sexo. Você é fantástica, não só por ser sincera – afinal, isso não é muito difícil de ser em um ambiente anônimo como a internet – mas porque nos passa segurança, não fala besteira e não é clichê.
    Após ler vários textos aqui, deparei com um trecho que informava que você é escorpiana. Só podia ser! Eu, como legítima representante da “espécie” só posso agradecê-la por mostrar aos seus leitores o quanto nós, mulheres, e escorpianas (rsrsrs) somos muito, mas muito mais do que supõe a vã filosofia machista.
    Bjaço!

  8. parabéns pelo blog!! já senti de tudo lendo isso, fiquei sério, emocionado, já tive vontade de chorar, já morri de rir, e claro! To cheeeeeeeio de tesão!! vem ao Rio, vem??Rs Bjos linda!

  9. Letícia, minha Querida! Só mais um leitor gaúcho do seu blog passando para desejar-te vida longa e sucesso! Bem que todas as mulheres desse mundão velho sem porteira poderiam ser bem resolvidas como você! Parabéns e sucesso, muito sucesso!

  10. Letícia, acompanho seu blog esporadicamente já faz um tempo, e cada vez que volto aqui tenho mais certeza de que quero ser que nem você “quando crescer”.

    Tenho 23 anos, e tenho sorte de ser estudante numa faculdade de História, onde a revolução sexual de fato aconteceu. E excetuando-se os eventuais cabeças de bagre machistas ou moralistas, posso conviver com pessoas que não tem vergonha de falar que gostam de sexo, adoram um boquete, ou que gostam de fio terra.

    Mas também convivo em outros circulos de amizades onde toda essa naturalidade simplesmente não existe e me sinto completamente sufocada, tendo que esconder minha bissexualidade, ou simplesmente meu gosto por sexo.

    Mas encontrar blogs como o seu me dão um pouco de esperança que um dia minha sobrinha ou a filha dela poderão explorar sua sexualidade sem fazer disso um segredo.

    Infelizmente, vivemos num mundo onde você tem que usar um pseudônimo e eu tenho que plhar em volta, procurando por conhecidos que possam me julgar. Mas é bom saber que não estou sozinha.

    Em tempo, sei que faria um bem à sociedade (ao menos aos meus círculos sociais da pequena cidade onde vivo) se “saísse do armário” como uma mulher bem resolvida com sua sexualidade, mas sinceramente ainda não tenho força nem coragem para tal.

    Obrigada por dividir um pouco de sua vida conosco.

  11. Acabo de conhecer seu Blog. Adorei tudo que já consegui ler!
    Viajo imaginando oq leio, já acompanhava o Intimo & Pessoal antes (muito bom, tratam de sexo assim como vc,lindo e abertamente) agora tenho Cem Homens pra me dar inda mais boas ideias ;) Obrg.. Sucesso

  12. ‘ Conheci o seu blog por acaso e o leio sempre que tenho tempo. Gosto muito das coisas que você escreve e como trata dos assuntos. Parabéns , pelo blog e por não se abalar com algumas críticas sem fundamentos e desnecessárias.

  13. Achei seu blog aleatoriamente e fiquei assim… hummmm… pensando no pq as pessoas se chocam com o que vc propõe… A perseguida é sua, a vida é sua, o fogo dos 30 é seu…. então só posso desejar sorte e não esqueça de abastecer o estoque de camisinhas pq quero que ao final desta aventura vc nos dê novidades legais das suas experiências e não com tristes :D

  14. Apesar de não entender bem esta motivação de transar com 100 homens em um ano( sério achei estranho)
    Talvez seja um resquício de uma educação machista!
    Mas acho que desde que vc não se envolva emocionalmente com ninguém a vida é sua, e vc tem o direito de fazer dela oq quiser.
    Comecei a ler o Blog a gora e achei interessante.
    beijos!

  15. olha devo confessar que me encantei pelo seu blog.parabens!não é demagogia,você num só exibe suas ”aventuras sexuais” como tambem nos dá certas lições de vida!!!parabens mais uma vez

  16. A minha opiniao é de acordo com o que publica leticia, sexo é bom e poderia ser livre e desimpedido. Mas o senso comum diz o contrario, nao adianta querer ir contra as regras sociais, ficamos à margem e ninguem quer isso, tanto é assim que a propria faz questao manter o anonimato

  17. Acabo de conhecer seu blog. Ainda não consegui ler todos os textos na ordem cronológica, mas espero que continue porque tá muito bom. Um abraço

  18. Nossa,
    se é feliz assim, vai fundo “manda pra dentro” rs… ! Só acho desnecessário você se expor de tal maneira… Eu realmente só faria sexo com uma mulher assim se estivesse não estivesse com ninguém! rs… Também tenho relação aberta e bem resolvida com uma pessoa por conta da distância mas preferiria que não fosse aberta e ela morasse perto rs… Eu prefiro fazer sexo 100 vezes no ano com poucas pessoas, afinal, conhecendo a pessoa, é muito melhor ! Mas se eu quisesse fazer sexo com 100 mulheres em 365 dias, preferiria não divulgar e não é pelo que as outras vão achar, ninguém paga minhas contas!

    Certas coisas nós podemos guardar para nós mesmos, afinal, descobrir e desvendar é um prazer da raça humana!
    Fica com o conselho !

    Ma é isso aí, importante é ser feliz! ;)

      • Desculpa, não foi minha intenção te ofender, agredir ou algo do tipo ! Eu não escrevo muito bem e você deve ter me compreendido mal ou me fiz ser mal compreendido.

        O “com uma mulher assim” não foi o que quis dizer. E sim uma “mulher com sua intenção”.

        Como você eu não sei porque eu não te conheço pessoalmente para te julgar! E quem sou eu para julgar alguém ?! Mas com essa intenção, não(só em casos extremos, mesmo assim, não sei)! Você tem 100 vezes mais chance de pegar um doença ! Será que você se cuida ?! Não seeeiii…

        • Isso não é da sua conta, né, amigo… seus posts passaram a impressão de que vc é uma pessoa cheia de conservadorismo, pudores, julgamentos. Deve ser triste ser assim, mas penso que vc nem deve perceber…

  19. Que delícia de reportagem no jornal “O Globo”.E foi a partir dela estou aqui, devorando tudo…rs. Como é bom ler algo que tantas vezes quis dizer mas faltou-me a sua coragem e liberdade de expressão, por puro medo, talvez.
    Parabéns e sucesso sempre. Virarei leitora assídua e quem sabe,um dia, tomo coragem e envio uma das minhas histórias…

  20. Uma delicia ler neste domingo sua entrevista e uma parte de seus relatos. Parabéns, pessoas como voce incentivam a diferença como algo normal. Quem sabe nao me inspiro em voce e comece a escrever sobre minha realidade bissexual, que tambem curte sexo casual.
    Um bom domingo para você, estarei te seguindo.;-)
    Bjs,

  21. Adorei a reportagem,gostaria que mais mulheres pudessem se abrir como vc,eu sei que é dificil pra muitas,eu me identifico contigo ,pq eu ja passei por algumas dessas situações e não me arrependo e faria de novo se fosse possivel..rs…entao eu recomendo o seu blog quem sabe conseguimos abrir a mente de algumas pessoas…=)

  22. Muito interessante seu blog. Sem hipocrisias que vemos por aí. Enviei um e-mail no endereço que consta como contato no blog, com uma história “engraçada” e outra informação junto.
    Espero que consiga ler e dizer algp.
    Abraços

  23. Vou te escrever pelo blog para falar sobre o lado avesso do suposto e dito “pegador”. Não estou fazendo moral (até porque não há como me identificar aqui).
    Quando falo do lado avesso, falo da pessoa que já perdeu empregos, oportunidades, pagou micos… enfim já viveu tudo de ruim e de bom do vício do sexo. Hoje, depois de 49 anos de idade, sem crer no amor, sem esperança numa cia verdadeira, sozinho.
    Tudo por causa de uma sede sem fim que não me permitiu conhecer alguém pelo caminho do coração. Isso depois de centenas, se não, milhares de cias .
    Prostitutas? só as que namorei e descobri depois o que faziam, porque nunca paguei para transar com uma mulher. E também não as discriminei, pelo contrário.
    Parabéns pelo intento! Poderá me causar excelentes reflexões pela ótica feminina sobre o assunto.
    Obrigado, Beijo e Boa Sorte!

  24. leticia descubri tu blog por casualidad y me gusto mucho, necesitamos mas gente que se anime a hablar de las cosas que solo se comparten en la intimidad.
    tu libertad de hacer lo que deseas puede ser inspirador para muchas personas.
    seguro que habra quienes se asusten o se sientan amenazad@s por lo que decis pero eso siempre pasa cuando se va de frente.
    voy a seguir tus posts con mucho interes y entusiasmo.
    un beso grande

  25. Ola! Conheci seu Blog pela reportagem da Revista do Jornal o Globo, e estou ADORANDO e me identificando muito! Tb sou uma garota normal, um pouquinho mais velha q vc (31 anos), tentando sobreviver nesse mundo onde as mulheres conseguiram sua independência financeira, mas, não ainda, para muitas, a independência sexual e sentimental. Muitos dos pensamentos q vc tem são iguais aos meus. Fazer 30 anos p mim foi um divisor de águas, viver os 30 anos p mim está sendo libertador. Seu blog agora fará parte das minas leituras diárias. Continue…q bom q existem pessoas iguais a vc: nada óbvias, sem hipocrisias e corajosas…Bjs!

  26. Olá,

    Liberal, corajosa, inteligente e atualizada..não entendo o espanto e o desespero de muito leitores do BLOG…to aqui torcendo para que você atinja a sua meta pois com certeza teremos um bom livro para orientar almas perdidas por não entenderem nada do que é ter uma vida sexual apenas pelo prazer das partes….Legal mesmo.

  27. Oi,
    Tanta mulher liberada e eu por aqui sozinho… snif! snif! snif!!!!
    Será que alguma de vocês quer dar uma colher de chá pra mim mandando um e-mail para conversar um pouco e me ajudar a saber porque estou na pendura?
    Beijos

  28. LETÍCIA,
    CHEGUEI EM CASA HOJE DO TRABALHO E ENCONTREI A REPORTAGEM PUBLICADA PELA FOLHA SOBRE SEU BLOG EM PLENA VISTA, SEPARADA POR MEU IRMÃO….
    IMAGINO QUE SÃO POUCAS AS MULHERES QUE TENHAM TIDO A CORAGEM DE LHE ESCREVER QUE SE IDENTIFICAM COM VOCÊ…
    EU, POR OUTRO LADO, SOU UMA DAS POUCAS ORGULHOSAS DE CONCORDAR QUE O SEXO ESTÁ SIM BANALIZADO E QUE NÃO SÃO SÓ OS HOMENS QUE SENTEM VONTADE…
    FAZ EXATAMENTE 10 ANOS QUE INICIEI MINHA VIDA SEXUAL E, NAMOROS A PARTE, ESTOU FINALMENTE COMPLETANDO MINHA LISTA: 100 HOMENS!!
    O INACREDITÁVEL É QUE, RELEVANDO MACHISMOS E SITUAÇÕES INCÔMODAS, MEUS AMIGOS ME APOIAM E FAREMOS UMA GRANDE FESTA PARA COMEMORAR O BACHELOR NUMERO 100…
    QUERIA, ENTÃO, FAZER-LHE UM CONVITE PARA MINHA FESTA…
    PATY

  29. Leticia, que blog LINDO!
    Parabéns, de verdade, parabéns!
    E muita força e energia positiva nessa fase que pode parecer ruim! muita alegria!
    Beijos e abraços – é engraçado mandar beijos e abraços para quem nem conheço e já tenho uma intimidade tão grande por meio da vida que me relata…
    Em fim, beijos e abraços com carinho!

  30. ola.. adorei seu blog. tem muita maturidade pra escrever, e admitir que é **GORDINHA** sem se preocupar com os que os outros falam.. tem muita coragem de publicar sua vida ..parabens.

  31. Letícia, vc parece q foi minha salvação!! estou tão desanimada c minha vida sexual q nem sei por onde começar…
    Sou mt bem casada com um homem bonito, gentil, inteligente, carinhoso q faz sexo mt bem… mas o problema sou EU e, ultimamente isso vem m incomodando mt, pois simplesmente n tenho vontade. Às vezes penso q esta falta d libido seja culpa do anticoncepcional… mas como posso fazer p despertar aquela vontade?? sou escorpiana como vc, porém n tenho mt “fogo” e eu quero mt mudar isso! Parece q tenho um pouco d preguiça pra transar. Isso é possível?? será q sou frígida?? oq vc tem a m dizer? como posso mudar esse quadro?? me ajude…

  32. É uma incrível “autobiográfia”, acho que deixa todo mundo bastante curioso e com vontade de te conhecer, seus contos são inspiradores realmente, obrigado por animar minha noite \o/

  33. Já sabia do seu blog pela Lola, mas só criei vergonha na cara hoje pra ler, eheheheh. Estou amando.

    Ainda bem que ele ainda está por aí, muita gente agradece!

    ^_^

  34. Olá Letícia, li uma matéria sobre você no Casal sem Vergonha.
    E só vim dizer que admiro muito suas opiniões. ^-^’

    Parabéns pelo blog e por sua coragem de quebrar tabus que muitas mulheres não tem.

    Beijos, Will.

  35. Sou Administrador do site que postei,mais não e sobre isso que vim falar aqui,navegando na net,encontrei seu blog gostei muito,admiro pessoas que tem atitulde,carater,coragem e você tem tudo que admiro e ainda por cima uma certa dose de loucura,mulheres como você fazen falta,você e uma pessoa incrivel,continue assim pois a qualidade dos vençedores e nunca desistir atropele o medo a discriminação e as pessoas sem visões de não saberem que a vida dos outros,não e a deles abraços…

  36. Oi, gostar de sexo, apesar da nossa sociedade ter se modernizado, ainda parece ser um tabu para as mulheres declararem isso, diferente dos homens. Tenho 39 anos moro no Interior de SP e como a maioria dos homens adoro sexo também, mas com uma diferença. Sou bissexual assumido pra quem mais importa, minha namorada..risos. Nós temos uma vida sexual intensa e muito prazerosa, praticamos inversão (que foi como achei seu blog) e é um prazer imenso para nós dois. Não me relaciono com ninguém fora do nosso relacionamento e somos felizes assim!

  37. Oláa Letícia,

    Estava vendo um outro blog quando eles criticaram o seu, então vim conhecer pra saber realmente se era como ele citava. Nada com sobre a historia dos ” Cem homens “, afinal se eles podem pegar muito mais, porque as mulheres também não pode né ??! Até porque há muitos anos atras mulher era só pra cuidar da casa, dos filhos e dá pro marido, então essa sua atitude não é mais que uma inovação feminina. Enfim, adoreeeeei seu blog, muito bom, ja estou a mais de 2 hrs lendo ele e confesso que todos os dias vou dar uma olhadinha por aqi…
    Beijos beijos , muitos sucessos , e muitos homens pra nós ! haha (6)

  38. Oi Letícia. Comecei a ler seu blog hoje, desde o começo. Muito legal sua coragem de falar sobre esses assuntos e muito boa a forma como escreve. Mas percebi que os relatos com os caras com quem você saiu não estão mais no blog. Eles foram apagados? Gostaria muito de ler. Se não for possível, o que ficou já está muito bom. Continue. Tá massa!

  39. Nossa, não estou só!!!
    Se tem alguma coisa que gosto nessa vida, é de sexo.
    E tem épocas que penso em sexo, 24 horas do dia.
    Tudo me excita.
    Adoooooorrrooo!!!
    que delícia. Infelizmente a consciência pesa um pouco, mas é mais forte que eu.
    QUERO MUITO, E MUITO MAIS SEXO,
    DELÍCIA….

  40. te vi no amaury jr., quer dizer, a sua ‘sombra’… olha, com todo respeito, fiquei na maior vontade de conhecê-la… rs
    bom dia. tô lendo seu blog todinho hj.

  41. comecei a ler seu blog por indicacao de uma amiga. gosto muito do que vi até agora. gostaria que mais mulheres pudessem ter a coragem de se expressar com vc. gostaria que mais homens pudessem ver as coisas de uma forma um pouco diferente.
    manda a ver, Leticia! :)

  42. Oi Letícia, adorei a sua definição de feminismo, que o feminismo prega a igualdade, e sou mais vitima do machismo mais por mulheres do que por homens, acredite…
    Eu gostaria de conversar com você ou de pelo menos te mandar um email e você responder, pra você entender porque algumas mulheres também são machistas e isso só me atrapalha na vida, você também podia me dar umas dicas sobre mulheres. Não se preocupe, não sou só mais um querendo te comer, pois nem sei o que é isso e nem moro no suldeste. Podemos se comunicar no anonimato (não divulgue meu e-mail).
    Nunca tenha vergonha do que você faz e não ligue para os que te criticam, saiba que você tem o apoio de homens e mulheres que acessam o teu blog. Admire os elogios e esqueça as críticas.

    Abraços.

  43. Oi Letícia!
    Comecei a ler o seu blog há poucos dias e gostei muito.
    Me chamou atenção, principalmente, a maneira sincera com que expoe temas delicados de sua vida. Tenho certeza que muitas pessoas são ajudadas com os seus textos.
    felicidade e ainda mais sucesso para ti!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.