Como a internet funciona em 5 minutos

Eu recebi esse vídeo mostrando como a internet funciona (o vídeo tem 5 minutos e está em inglês)

E resolvi escrever a explicação que ele filmou. Será que consigo passar toda a informação dele? Vou tentar, ok?

==========================
Então? como a internet funciona?
A maioria das pessoas usa a internet sem entender realmente como ela funciona. Da mesma forma que usa a energia elétrica em casa. Se a eletricidade é difícil de entender, a internet, então, é impossível! Certo? errado!
Pelos próximos 5 minutos eu irei lhe explicar como a internet funciona e deixar você 100% seguro sobre esse assunto.
Quando a maioria das pessoas ouve falar de internet é uma nuvem que vem em mente. Mas a internet não é uma borbulhante nuvem, mesmo nesse tempo de computação nas nuvens. Essa imagem de nuvem foi criada por pessoas envolvidas em trabalhos de segurança e educação.
A internet na verdade é um cabo. Rápido e rasteiro. Mesmo com conexões cabeadas, via satélite ou celular, a internet é simplesmente um cabo. A internet é útil porque dois computadores se conectam a esse cabo e conseguem se comunicar através dele. Um servidor é um computador especial conectado a esse cabo chamado internet e sites são arquivos guardados nos discos desses servidores.
Cada servidor tem um número de protocolo de internet único chamado IP. Da mesma forma que uma caixa postal nos correios. Esse IP é quem ajuda os computadores a conversarem uns com os outros. Mas um número como 72.14.205.100 não é exatamente um endereço simples para se passar para outras pessoas acessarem. Nós adoramos mesmo os nomes como google.com.
Então é assim que funciona a internet:
Seu computador em casa não é um servidor poque não está diretamente ligado a internet. Computadores que eu e você usamos todos os dias são chamados de clientes porque eles se conectam indiretamente através de um Provedor de Serviços de Internet (ISP).
Vamos supor que eu esteja usando uma conexão DSL para chegar ao meu ISP e daí conseguir contato com a internet. Vamos supor que eu queira acessar o site do aol.com que coincidentemente é um servidor e provedor de internet. Eu conecto meu computador ao DSL, passando pelo meu ISP conectado a internet que procura por aol.com. Meu computador se conecta ao aol.com e eu posso ver as páginas de internet dele.
Agora vamos dizer que eu queira enviar uma mensagem para minha tia Ruth que tem conta de email no aol.com e que eu tenha uma conta no gmail.com para isso. Eu me logo no gmail.com e escrevo meu email que o gmail.com entrega para o servidor do aol.com. O aol.com guarda esse email e quando minha tia entrar na conta de email dela, ela recebe a mensagem no computador dela.
Qualquer que seja o arquivo, email, fotos, documentos, tudo que é enviado pela internet é picotado em pedaços chamados de pacote. Quando os pacotes chegam ao seu destino, os programas de computador remontam esses pacotes de forma que tudo fique da mesma forma que foi enviado.
Então digamos que você e seu chefe trabalham dentro de uma mesma rede na empresa e compartilham o mesmo ISP e seu chefe está fazendo pesquisas no mercado e você está atualizando seu perfil no facebook. Como evitar que seus pacotes sejam entregues no computador de seu chefe? Isso seria embaraçoso. A solução para esse problema é o IP e o roteador. Tudo que se conecta na internet direta ou indiretamente tem um IP único. Isso inclui seu computador, servidores, roteadores, celulares e tudo que possa ficar entre esses aparelhos.
Roteadores são pequenos aparelhos que conseguem achar outros computadores e direcionar cada pacote até que ele chegue ao seu destino.
Qualquer coisa que você envie recebe um cabeçalho com seu IP. Ao chegar no próximo ponto de conexão pelo caminho, geralmente um roteador, ele recebe uma nova camada de endereçamento com o IP desse roteador até que esse pacote de informação chegue ao seu destino. No destino, o servidor responde sua mensagem enviando de volta com as mesmas informações das camadas. Essas camadas são removidas até que essa resposta chegue ao remetente. E dessa forma seus pacotes são entregues a você e não ao seu chefe.